sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

JOVEM ASSASSINADO

Na sequência de uma perseguição policial, um jovem de 14 anos foi alvejado na cabeça, por ter supostamente apontado uma arma ao policia na segunda feira passada, na Quinta da Lage, Amadora.
Um acto que não é isolado, e que se verifica maioritariamente nas mediações dos bairros sociais, onde os seus moradores são vítimas de xenofobia, racismo, e uma extrema marginalização.

Segundo a versão citada por fontes policiais, o jovem tinha uma pistola na mão, mas tal versão é desmentida pelos amigos que negam que algum dos elementos do grupo tivesse armas. Os amigos de ‘Kuku’ dizem que fugiram à policia para não serem presos. Ao que parece ‘Kuku’ foi morto quando tentou evitar a detenção de um amigo. A sua mãe diz que quer justiça. Quer saber quem é o policia que matou o seu filho, diz saber que ele não tinha nenhuma arma. "Se a polícia diz que o ‘Kuku’ estava armado eu quero ver a pistola. E vão ter de mostrar que tem a impressão digital dele"

"Kuku foi julgado e executado pela polícia à semelhança de Angoi, Tony, Tete, Corvo, PTB, etc. Nos últimos meses vários irmãos foram perseguidos e agredidos nas ruas, nas carrinhas e dentro das esquadras. Este não foi um acidente, nem um acto isolado, foi o desfecho que já esperávamos. Destes assassinatos e agressões nunca resultou uma única condenação. Pelo contrário a polícia têm sido aplaudida pelo Ministro da Administração Interna e pela opinião pública manipulada, pela propaganda racista dos media. Resta uma conclusão: face a esta impunidade a polícia tem "luz verde" para matar jovens negros em Portugal. Já não acreditávamos que fosse feita qualquer justiça nos tribunais mas agora sabemos mais que isso.Num país que nem aplica a pena de morte, até um "criminoso violento" teria direito a um julgamento antes de ser executada qualquer pena. Mas para nós negros, a pena de morte está em vigor e a "justiça" não é lenta, é veloz feita na hora pela polícia. O nosso julgamento é feito todos os dias na imprensa matinal e no noticiário das oito.Apelamos à mobilização de tod@s os irm@s contra a violência policial, a propaganda racista e contra a opressão autoritária. Se a impunidade, o conformismo e o silêncio continuarem os assassinatos continuarão também.Apelamos também ao apoio à realização dum funeral digno para Kuku na compra do Cd dos Mentis Afro, duma T-shirt do Kuku, ou através de donativo para o NIB 0010 0000 27703050 0022 0. Para mais info escrevam para o mail indicado em baixo."

Plataforma Gueto.
Sem Justiça não haverá Paz. Plataforma.gueto@gmail.com

Sem comentários: