quarta-feira, 8 de julho de 2009

Itália - Estudantes enfrentam a polícia contra as detenções dos últimos dias




Segundo as informações dos jornais italianos, por volta das 11:30 começou uma escaramuça entre estudantes e polícia de intervenção perto da Faculdade de Arquitectura de Roma.

Um grupo de aproximadamente 500 pessoas com bandeiras negras com um V violeta no centro tentou fazer uma manifestação em Roma vigiados por dezenas de polícias. Os manifestantes começaram a cortar ruas e a fazer barricadas de fogo. Os disturbios aconteceram na zona de Ostiense. As 14h a polícia ainda não tinha conseguido desmobilizar os activistas que se defendiam com pedras e garrafas.
De manhã foram detidas 36 pessoas, entre eles 9 estrangeiros incluindo 4 suecos, 2 alemães, 1 suiço, 1 francês e 1 polaco. Foi também detido um menor de idade.

Antes de se retirarm os estudantes anunciaram o seu apoio à acção que vai deccores às 17h na Praça Barberini perto da embaixada dos EUA.
____________________________________________

Grupos de estudantes okuparam as reitorias das suas universidades para protestar contra as detenções dos últimos dias.
Foi okupada a reitoria da Universidade La Sapienza em Roma, onde os estudantes dizem que não vão sair até haver uma resposta clara das autoriadades em relação a estas detenções. Foi também okupada a reitoria da Universidade Estatal de Milão onde foram colocadas várias faixas. Foi também okupada a Universidade Federico II em Nápoles para protestar contra "as absurdas detenções que estão a atacar os estudantes os os activistas contra o G8 nas universidades" segundo informam as organizações que convocaram a okupação. "É gravíssima a tentativa de intimidar e reprimir violentamente a inconformidade social de uma geração a que se está a negar o direito a um futuro."

Fonte: La Haine

Sem comentários: