sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Grécia - Polícia faz várias detenções

Dia 24 de Setembro a polícia realizou uma enorme operação em Atenas, revistando algumas casas particulares que culminaram em quatro detenções. As brigadas anti-terroristas prenderam e interrogaram quatro jovens com idades entre os 20 e 22 anos e dizem que com as provas recolhidas os podem ligar a um grupo anarquista. Não foram, no entanto, publicadas nenhumas informações sobre isso.

Os quatro jovens foram levados ao procurador geral que os acusou de três crimes e que emitiu uma autorização para que as fotos e os nomes dos quatro fossem publicadas. Todos eles negam as acusações.

Três dos quatro detidos estão em prisão preventiva (que pode durar até 18 meses) e a rapariga de 20 anos de idade saiu em liberdade condicional. As mediadas de coacção são a apresentação na esquadra local da polícia duas vezes por mês e a proibição de sair do país, apesar de estudar em Londres.

Entretanto os meios de comunicação do estado lançaram uma autêntica caça às bruxas. Caracterizam os detidos como terroristas e foi lançada uma forte campanha para denegrir o movimento anarquista, embora como de costume, sem argumentos válidos.

No seguimento do caso foram emitidos mais seis mandatos de detenção, pelo que se pode esperar muita actividade da polícia para os próximos dias. Os media sugerem que os jovens procurados pela polícia possam estar escondidos nos terrenos universitários (nos quais a polícia está proibida de entrar) e em okupas anarquistas. Por esta razão pode-se contar com raids muito brevemente.

LIBERDADE PARA TODOS OS DETIDOS

Fonte: Occupied London

Sem comentários: