quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A censura que desponta na Grécia: Indymedia ameaçado.

Três autoridades de uma universidade são processadas por abrigar um portal de internet "suspeito"

Nesta quarta-feira (18) a justiça grega abriu processos criminais contra o reitor e dois vice-reitores do Instituto Politécnico de Atenas, acusados de autorizar o funcionamento de um site "suspeito" através do servidor deste estabelecimento.

Os três professores foram acusados de "negligência do dever" porque permitem o funcionamento do sítio do Indymedia, um portal de notícias alternativas, que tem repetidamente publicado os textos de reivindicação dos atentados do grupo anarquista grego “Conspiração das Células de Fogo”.

O promotor público de Atenas convocou os três responsáveis da universidade para deporem brevemente na presença de um magistrado.

O reitor da Escola Politécnica de Atenas, Kostas Moutzouris, reagiu fortemente após a acusação e disse que iria "resistir a qualquer tentativa de repressão de idéias" e do direito à liberdade de expressão.

O último texto do grupo "Conspiração das Células de Fogo” foi postado na segunda-feira passada no Indymedia, assumindo o atentado à bomba perpetrado em 13 de novembro contra a casa do deputado do PASOK (Partido Socialista Grego), Mimi Androulaki, em Atenas.

Este grupo tem intensificado os seus ataques desde a agitação urbana de Dezembro de 2008, desencadeada pela morte de um adolescente assassinado por um policial na região de Atenas. Suas ações, que não provocaram vítimas, visam principalmente às casas de personalidades e edifícios públicos.

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

tomando banho só
no riacho escondido –
cantos de bem-te-vis

Rosa Clement

Sem comentários: