segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Grécia - Novembro pertence a todos, Dezembro é de ninguém!

Na manhã desta sexta-feira (20), aconteceu o julgamento das 4 pessoas detidas na cidade de Iráclio, na Ilha de Creta, durante a manifestação de 17 de novembro passado...
Ocupação da Reitoria da Universidade de Atenas continua ...
Bloco anarquista em Tessalônica ...
Sex shops são atacadas ...


Na manhã desta sexta-feira (20), aconteceu o julgamento das 4 pessoas detidas na cidade de Iráclio, na Ilha de Creta, durante a manifestação de 17 de novembro passado. Cerca de 150 pessoas reuniram-se em frente do tribunal para mostrar solidariedade com os detidos. Finalmente, todos os detidos foram libertados com a condição de pagar uma fiança de 10.000 euros (graves acusações), 1.000 euros (acusações leves) e apresentar-se uma vez por mês na delegacia. Em seguida houve uma manifestação espontânea pelo centro histórico da cidade com a participação de aproximadamente 200 pessoas (muitos alunos, grupos de esquerda e anarquistas).
Na manifestação do dia 17, nunca tinha sido visto tantos policiais nas ruas do centro histórico da cidade de Iráclio. Logo ao começar a manifestação a polícia atacou o bloco anarquista. Anteriormente, algumas pessoas atiraram garrafas de vidro na polícia.

Ocupação da Reitoria da Universidade de Atenas continua
Em Atenas segue a ocupação da Reitoria da Universidade de Atenas pelo terceiro dia consecutivo. A Reitoria foi ocupada na quarta-feira para denunciar a ocupação das universidades pela polícia, cancelando assim o caráter de asilo que tem a universidade e também para denunciar a agressão por parte da polícia durante a manifestação da terça-feira (17).
Hoje (20) à tarde, foi realizado um ataque com pequenas bombas de gás a uma delegacia, no bairro ateniense de Nea Ionia. Um carro de patrulha foi completamente destruído. O grupo anarquista “Guerrilha Inflamatória” assumiu a autoria da ação.
Pela manhã foram feitas três "chamadas piada" de bombas falsas colocadas no Ministério do Comércio da Villa Gulandrí e no escritório do político Miltiádi Papaioánu.
À noite, em Exarchia, desconhecido destruíram a entrada do café-bar "Selas". Os trabalhadores deste estabelecimento divulgaram uma declaração denunciando como responsáveis pelo ataque a polícia, afirmando: A forte presença policial no bairro de Exarchia no momento que o ataque foi feito, já anteriormente uma patrulha da polícia a pé foi atacada com pedras; A identidade política" das pessoas que trabalham no café-bar; Os insultos e ameaças que os trabalhadores haviam recebido recentemente pela polícia; A câmera de vigilância que “olha" para a rua Mezóni cerca de 10 metros da entrada destruída.

Bloco anarquista em Tessalônica
Vídeo com cerca de 10 minutos de imagens do Bloco Anarquista durante a manifestação do dia 17 de novembro em Tessalônica, em protesto e celebração da revolta estudantil na Grécia em 1973.
http://www.youtube.com/watch?v=-6WBYNj9WFs

Sex shops são atacadas
Duas sex shops foram atacadas com dispositivos incendiários em Tessalônica, na sexta-feira (13) e terça-feira (17) de madrugada, causando danos limitados. Anarquistas assumiram o atentado, argumentando num comunicado que, entre outras coisas, a indústria capitalista do entretenimento e do sexo não é diferente de muitas outras, e que estas lojas não têm nada de "liberação sexual".

agência de notícias anarquistas-ana

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A censura que desponta na Grécia: Indymedia ameaçado.

Três autoridades de uma universidade são processadas por abrigar um portal de internet "suspeito"

Nesta quarta-feira (18) a justiça grega abriu processos criminais contra o reitor e dois vice-reitores do Instituto Politécnico de Atenas, acusados de autorizar o funcionamento de um site "suspeito" através do servidor deste estabelecimento.

Os três professores foram acusados de "negligência do dever" porque permitem o funcionamento do sítio do Indymedia, um portal de notícias alternativas, que tem repetidamente publicado os textos de reivindicação dos atentados do grupo anarquista grego “Conspiração das Células de Fogo”.

O promotor público de Atenas convocou os três responsáveis da universidade para deporem brevemente na presença de um magistrado.

O reitor da Escola Politécnica de Atenas, Kostas Moutzouris, reagiu fortemente após a acusação e disse que iria "resistir a qualquer tentativa de repressão de idéias" e do direito à liberdade de expressão.

O último texto do grupo "Conspiração das Células de Fogo” foi postado na segunda-feira passada no Indymedia, assumindo o atentado à bomba perpetrado em 13 de novembro contra a casa do deputado do PASOK (Partido Socialista Grego), Mimi Androulaki, em Atenas.

Este grupo tem intensificado os seus ataques desde a agitação urbana de Dezembro de 2008, desencadeada pela morte de um adolescente assassinado por um policial na região de Atenas. Suas ações, que não provocaram vítimas, visam principalmente às casas de personalidades e edifícios públicos.

Tradução > Liberdade à Solta

agência de notícias anarquistas-ana

tomando banho só
no riacho escondido –
cantos de bem-te-vis

Rosa Clement

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fortes protestos marcam celebração de revolta estudantil na Grécia‏

Hoje (17), em Atenas, milhares de pessoas participaram da marcha anual em
memória a revolta estudantil de 1973 na Grécia. Aproximadamente 6.000
manifestantes engrossaram o bloco anarquista, um dos maiores dos últimos
anos.
No bairro de Exarchia foram registrados fortes confrontos entre
manifestantes e a polícia, onde os ativistas montaram barricadas e
lançaram coquetel molotov, pedras e garrafas contra os agentes de
segurança. Pelo menos 300 pessoas foram presas.
Em Tessalônica, também houve choques entre manifestantes e a polícia
grega. Jovens atiraram coquetel molotov nos policiais e chegaram a quebrar
janelas de bancos e queimar uma motocicleta da polícia.
Na cidade de Iráclio, na ilha de Creta, dezenas de anarquistas ocuparam a
prefeitura local. Manifestantes danificaram diversos estabelecimentos
comerciais de luxo e bancos 24 horas.
Em Patras, milhares de pessoas também foram para as ruas para protestar.
Os manifestantes destruíram diversos bancos e carros. Muitas janelas de
vidro de estabelecimentos comerciais foram quebradas.
Em 17 de novembro de 1973 estudantes foram assassinados durante uma
revolta que resultou na derrota do governo militar grego, pelo menos 23
pessoas morreram e centenas foram presas, quando tanques e soldados
invadiram o campus da Universidade Politécnica de Atenas. O número de
mortos nunca foi oficialmente estabelecido e algumas fontes defendem que o
número seja muito maior. Desde então o 17 de novembro é celebrado como um
dia de revolta na Grécia.

Fotos Atenas:
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1105219

Fotos Tessalônica:
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1105299

Fotos Patras: http://patras.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=6408


agência de notícias anarquistas-ana

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Querem despejar o CCL!


O Centro de Cultura Libertária, espaço anarquista existente há 35 anos, está a ser ameaçado de despejo por parte do proprietário.

O CCL é um ateneu cultural anarquista fundado em 1974 por velhos militantes libertários que resistiram à ditadura, ocupando desde então o espaço arrendado no número 121 da Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas. Tem sido um espaço fundamental para o anarquismo em Portugal acolhendo sucessivas gerações de libertários. O Centro possui uma biblioteca e um arquivo únicos em Portugal, com material anarquista editado ao longo dos últimos cem anos, assim como uma distribuidora de cultura libertária. Durante a sua existência, o Centro acolheu várias actividades, tais como debates, passagens de vídeo ou diversos ateliers. Diferentes publicações aqui se editaram, como a Voz Anarquista nos anos 70, a Antítese nos anos 80, o Boletim de Informações Anarquista nos anos 90 e o Húmus, mais recentemente.

Em Janeiro de 2009, foi instaurada por parte do proprietário do edifício uma acção de despejo contra o Centro. Esta acção foi contestada por vias legais, o que deu lugar a um julgamento que decorreu entre Setembro e Outubro. No dia 2 de Novembro, foi emitida a sentença que resultou na resolução do contrato de arrendamento, tendo sido dados 20 dias ao Centro para abandonar as suas instalações.


O Centro vai recorrer desta decisão. Nesta nova fase é preciso suportar custos que dizem respeito ao recurso e aos honorários do advogado. Até à data ainda não sabemos exactamente a quantia necessária mas, pelo que averiguámos, será necessário reunir umas largas centenas de euros.

O contexto que deu origem a este caso não diz respeito apenas ao Centro de Cultura Libertária, mas a todos aqueles que se vêm a braços com a falta de escrúpulos dos senhorios e restantes especuladores imobiliários. É importante relembrar que, ainda que este processo tenha sido iniciado sob alegações do ruído excessivo produzido pelos frequentadores do Centro, estão em causa outros interesses, nomeadamente o do senhorio em rentabilizar o espaço, alugando-o por um preço bastante mais elevado do que o praticado agora.

O desaparecimento deste Centro significaria a perda de um importante espaço de reflexão, debate, luta e resistência.

À semelhança dos/as companheiros/as que lutaram para que este espaço existisse, resistiremos uma vez mais, e NÃO perderemos o CCL nem às mãos dos tribunais, nem da especulação imobiliária nem por nada.

Continuaremos a lutar para que este espaço continue!

Toda a solidariedade e apoio que possam dar força à resistência do CCL é da máxima importância e urgência.

Saúde e Anarquia!!!

Centro de Cultura Libertária
07.11.09

Contactos:

E-mail: ateneu2000@yahoo.com

Correio:
Apartado 40
2800-801 Almada – Portugal

Blog: http://culturalibertaria.blogspot.com