terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Grécia - Tensão no polítécnico de Atenas e em Lasrissa

No sábado passado (dia 20), por volta das 3 da manhã a polícia grega entrou no Politécnico de Atenas no suburbio de Zografou. A polícia não pode entrar nos campus universitários a menos que tenha sido chamada pelas autoridades dos mesmos. Neste caso foi o que aconteceu, o reitor pediu a intervenção da polícia depois de ter sido informado que uma grande destruição de propriedade do Politécnico estava a acontecer.

Os seguranças que deram acesso à polícia dizem que tinham visto apenas algumas portas danificadas. Estavam a decorrer duas festas de estudantes.

O resultado da intervenção foram 30 detenções...

Em resposta a reitoria está sob okupação desde a hora de almoço de hoje (dia 22).

Entretanto, na cidade de Larissa tinha sido convocada uma manifestação fascista nos mesmos moldes que a anterior em Atenas. Um grupo de antifascistas perseguiu e espancou os fascistas que ali chegavam. Quando chegou a polícia de intervenção refugiaram-se na Escola de Medicina onde ficaram cercados.

Quatro deles foram detidos sendo que agora apenas duas raparigas ainda não estão em liberdade visto terem sido identificadas por um dos nazis.

Também em Atenas foi convocada uma manifestação antifascista para dia 24 na Praça Amerikis, que é uma zona onde os grupos fascistas têm tido alguma actividade.

Fonte: Occupied London

Retirado de: Contra o Capital

Sem comentários: