quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

BASTA!

Grécia, 6 de Dezembro de 2008. Dois polícias Gregos que se encontravam a patrulhar o bairro de Exarchia, em Atenas, envolveram-se numa discussão com um grupo de jovens. Na sequência, um dos agentes saca da pistola e dispara três tiros, acertando em Alexandros Grigoropoulos, um jovem anarquista de 15/16 anos, acabando por morrer mais tarde.
Numa resposta imediata, milhares de pessoas saíram as ruas em todas as cidades Gregas, manifestando-se, e reagindo contra as forças repressivas. Desde domingo 7 de Dezembro, até hoje as concentrações, manifestações, acções directas e motins tomaram lugar em todo o país.
A verdade, é que este assassínio, só veio trazer ao de cima, toda a revolta sentida por estudantes, e trabalhadores da Grécia devido ás políticas liberais que têm levado a sucessivos processos de privatização, a significativos aumentos das desigualdades sociais, e a actos de repressão por parte das forças do estado.
Desde manifestações estudantis, a ocupação de universidades, os estudantes, têm tido uma grande influência nestes protestos, participando fortemente nos mesmos, lutando pelos seus direitos, e protestando contra os actos de abuso de autoridade por parte da polícia, verificando-se uma grande solidariedade e vontade de agir.
Nós, os estudantes fazemos parte de uma geração precária onde os trabalhadores sao abusados pelo mercado de trabalho, funcionando como marionetas do sistema. Não nos podemos conformar, temos de agir contra esta manipulação, para que tenhamos um futuro mais seguro, e menos incerto. O Núcleo Estudantil Libertário da Amadora, apela a todos os trabalhadores e estudantes, para que não deixem passar impune todos estes abusos, e se revoltem contra este sistema, que priviligia cada vez mais uns, e escraviza cada vez mais outros.
O comodismo e a alienação não vão mudar o actual estado das coisas.

Sem comentários: